Página Inicial

Educação Ambiental

Projeto CANOA OABM – 2ª Edição

Bertioga, SP - Rio Jaguareguava

Depois do sucesso do pioneiro PROJETO CANOA OABM, seria impossível não pensar em uma nova edição daquele trabalho. Desta vez, abrimos as portas para os alunos de 2º e 3º anos do ensino médio da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.

O destino escolhido foi o velho, conhecido e amado Rio Jaguareguava, em Bertioga. Em 9 de maio partiram para Bertioga 15 alunos, acompanhados pelo professor Alexandre. Os demais membros da equipe: Almir, Ana Paula e Gustavo aguardavam na casa do Sr. Riesco, que sempre nos recebe com muita cordialidade.

Ainda na estrada, na serra, uma pausa breve para apreciar e registrar a bela e frondosa cachoeira Véu da Noiva. Nesta 2ª edição, o projeto incluiu também uma visita ao Museu Forte São João: a primeira parada.

No museu, guias atenciosos dão informações detalhadas sobre a época de colonização, a ocupação dos europeus e os conflitos envolvendo tribos indígenas. Além das informações, peças interessantes do período do descobrimento estão disponíveis. Inclusive algumas podem ser manuseadas pelos visitantes, para que eles possam até sentir o peso de alguns instrumentos utilizados por nossos antepassados.

Após a visita ao museu, o grupo se dirige para o Rio Jaguareguava. Chegando ao local, um lanche breve e preparação completa: incluindo muito protetor solar e repelente, pois os mosquitos não dão trégua durante o passeio. Com todos devidamente preparados, são passadas as primeiras instruções sobre os equipamentos utilizados e as técnicas de remada. Um alongamento é iniciado e em seguida é hora de vestir os coletes e cair na água. Um de cada vez, os alunos são conduzidos para a água, e após se adaptarem ao movimento do caiaque, o grupo sobe o rio.

Durante a subida, o bate papo muito descontraído, o vislumbre da Mata Atlântica e da água, que fica mais cristalina a cada metro rio acima. Obviamente, parte da diversão era jogar água nos companheiros, mas quem está na chuva é para se molhar, não é mesmo? Assim, após menos de uma hora de remada, a galera chegou ao ponto de mergulho já encharcada… Isso foi bom, pois desta forma ninguém teve receio de entrar nas águas gélidas daquele rio…

Nesta pausa para mergulho, alguns nadam apenas para se refrescar e outros experimentam o snorkeling. Nesta prática esportiva, que consiste em observar o ambiente subaquático por meio de máscara de mergulho e snorkel, um de cada vez, os alunos são acompanhados pelos membros da equipe RA Canoagem. Destaque para um animal enorme, semelhante a um camarão ou uma lagosta, que ficou muito tempo entre as pedras, e pareceu ficar lá esperando que todos o contemplassem.

Após o refrescante (ou congelante) mergulho, o grupo segue de volta. A descida do rio é rápida, pois a correnteza ajuda, mas antes de parar na base de partida, o grupo segue um pouco mais abaixo no rio, visando conhecer a área de manguezal onde se unem os rios Jaguareguava e Itapanhaú. Nesse singular ecossistema, espécies arbóreas com raízes aéreas emolduram a paisagem. Os caranguejos e a lama de fundo são uma novidade, que contrasta muito com o ambiente encontrado e percorrido instantes atrás.

Depois de adentrarem o manguezal até um ponto onde era praticamente impossível a navegação, o grupo segue de volta à base de partida. É hora de tomar um banho quente, trocar de roupa, lanchar e preparar-se para a volta. Mas naquele momento, alguns comentários não eram apenas sobre a volta para casa, e sim sobre a oportunidade de participar novamente de um passeio como este, que se tornou uma verdadeira festa para a galera.

Se você trabalha em escolas ou com grupos de jovens, e deseja proporcionar essa experiência incrível também para seus alunos, entre em contato com a gente! Se depender de nós, com certeza, as portas estão abertas, e os caiaques esperando…

Galeria de Fotos

Clique nas fotos abaixo para amplia-las.

Voltar