Página Inicial

Após um grande período de afastamento…


… entrando pra valer na canoagem!

Na adolescência, devido a planos de vida que envolveram muito tem
po de estudo e dedicação ao trabalho, acabei tendo que deixar de lado o contato com o meio aquático. Durante uma conversa com Adriano, um amigo da faculdade, no ano de encerramento de nosso curso (2003), ressurge o assunto “canoagem”. É nesse momento que esse amigo revela saber de um local onde poderíamos passear com caiaques alugados: o Parque Estoril, em São Bernardo do Campo – SP.

Fomos até lá e conhecemos o Sr. João, que durante muito tempo foi o nosso locador de caiaques. A partir desse momento a sede de remar só aumentou a cada dia. Começamos passeando um dia, depois outro, levamos outros amigos, até o momento em que percebi que o gasto em locação era o suficiente para comprar um caiaque próprio, com a vantagem de poder levá-lo para qualquer lugar!

Nossos próprios caiaques!

Um desses amigos que começamos a convidar para as remadas no Parque Estoril foi o João Paulo, que logo tomou gosto pela prática do esporte. Confesso que no início tive receio de comprar um caiaque sozinho, e depois acabar não tendo amigos para remar comigo. Por isso, decidimos comprar juntos os dois caiaques. E foi na Adventure Sports Fair de 2005, uma feira anual de esportes de aventura, que compramos nossos primeiros caiaques: eu escolhi um Caiaker Pinguim de cor azul e o João Paulo um Brudden Neo de cor verde.

Por questões de espaço e logística, os dois caiaques acabaram ficando na minha casa. Assim, nos momentos em que meu amigo João Paulo não podia me acompanhar, sempre com sua permissão, eu aproveitava pra iniciar outros amigos nesta atividade. Com o passar do tempo, aumentou o número de adeptos e outros lugares começaram a ser explorados. Mas sempre havia uma limitação: quando queríamos passear com mais pessoas, ficávamos restritos a passeios em lugares que ofereciam locação de equipamento, como acontecia no Parque Estoril. Chegamos também a alugar caiaques diretamente na fábrica da Caiaker, mas o problema era a logística: buscar o caiaque na véspera, curtir a remada e devolvê-lo no dia seguinte era algo inviável para passeios curtos. Esse recurso acabou sendo utilizado só em duas grandes expedições que estão mais detalhadas em outra seção deste site: Barra Bonita e Rio Paraíba do Sul.

E surge oficialmente a RA Canoagem!

Em 2008, convido um antigo amigo de infância: Rodrigo Pontaltti. Depois de algumas remadas, assim como eu, ele se apaixonou pela prática da canoagem. Com ele comecei a intensificar os passeios e exploração de novos lugares, até que, em 2009, a Caiaker lança o modelo Tubarão. Adquirimos um exemplar cada, que chamávamos de “naves”. Estava mais do que na hora de investirmos em um caiaque mais rápido, para que tivéssemos mais eficiência nas expedições mais longas que estávamos realizando naquele momento.

Depois de praticamente um ano de remadas com o Rodrigo Pontaltti, surge a ideia de dar um nome para a equipe, junto com a criação de um site para registro dessas aventuras, ideia essa que o amigo Rodrigo Rudiger já tinha apresentado uns três anos atrás.

Pensar em um nome foi algo difícil, pois eu sabia que deveria ser algo significativo, algo que fizesse jus à nossa realidade e ao espírito das nossas remadas. Muitas ideias foram descartadas, até que me surge na mente um pensamento: “RA – Reunindo Amigos”. As letras das iniciais de nossos nomes também seriam as letras iniciais do nosso slogan. Desde 2005, quando intensifiquei a prática da canoagem alugando caiaques no Parque Estoril, todas as remadas foram oportunidades de Reunir Amigos, o que faz com que nossos passeios extrapolem o exercício físico e a contemplação da natureza, proporcionando momentos de reflexão, consolo, conversas à toa, risadas, desabafos, compreensão do outro, enfim: tudo o que verdadeiros amigos fazem, com o adicional de estar em uma atividade ao ar livre, fazendo bem ao corpo e ao espírito.

Com a intensificação das remadas, aumentou o número de amigos participando. Pelo menos 50 pessoas já remaram em nossos caiaques. E o ciclo não pára: mais participantes surgem, mais caiaques são comprados, levando à reunião de mais amigos!

Durante o correr destes anos, alguns amigos deixaram a canoagem, outros preferiram deixar o grupo. Cada qual por seu motivo, que não cabe agora ser citado. Como no trem da vida, em diversos momentos, uns entram, outros saem, e alguns, assim como o maquinista, vão do início ao fim da jornada.

Hoje

A RA Canoagem estabeleceu diversas parcerias na aquisição de equipamentos, e grande parte deles pertencem a diferentes pessoas. Já que o uso é coletivo e estamos entre amigos, acabamos nos permitindo aquisições coletivas, de modo que todos possam usufruir e assim ampliarmos o atendimento a outros amigos.

Entre essas parcerias, está a compra de uma carreta, em 2012, em sociedade com o Almir, um novo amigo. Com esse equipamento, dispomos de mais liberdade no transporte dos equipamentos, permitindo-nos levar até 10 novos remadores nos passeios que organizamos periodicamente.

Se você já havia visitado este site anteriormente, vai perceber que muito do que está aqui ainda não havia sido publicado. E foi por isso que, nessa nova repaginada, decidimos adotar um novo logotipo, acompanhando o site também renovado, construído entre amigos, da maneira como essa equipe sempre trabalhou.

Sempre abertos aqueles que pretendem agregar, aqui estamos…

Um abraço forte a todos…

Alexandre Ricardo Alves

RA Canoagem

voltar