Página Inicial

Expedições

Velhos amigos no aquário

Bertioga - SP, Rio Jaguareguava

Já fazia certo tempo (pouco mais de um ano) que os amigos Janio, Maria Helena e Tania não caíam na água com a galera da RA Canoagem. Desta vez, uniram-se aos três veteranos Alexandre, Almir e Dulce e também ao José Agnaldo, um novo amigo que foi conhecer o grupo e o local, aproveitando a oportunidade para estrear seu novo caiaque.

Após um descontraído café na casa do Sr. Riesco, que sempre recebe o grupo com muita hospitalidade, o grupo embarca e começa a subida do rio, fazendo uma parada breve em uma das diversas praias formadas às margens do rio. Um dia ensolarado obviamente pedia um mergulho, e os kits com máscara e snorkel não podiam faltar neste passeio. Nesta primeira parada uma rápida introdução ao snorkeling, para as pessoas se adaptarem ao equipamento e experimentarem a deliciosa sensação de observar um aquário natural.

Essa primeira parada foi breve, pois havia muito para subir até chegar ao ponto principal de mergulho: uma curva com um grande poço repleto de pedras, onde é possível observar camarões e diversos peixes (entre eles carás e robalos). Alguns trechos rasos tiveram de ser ultrapassados, e a forte correnteza exigiu que os remadores saíssem dos equipamentos e puxassem os seus caiaques.

O esforço é recompensador, pois quanto mais subimos, mais limpas as águas do rio. Devido à adaptação e treino realizado na primeira parada, o segundo momento de snorkeling foi de pura curtição. Os novos visitantes foram conduzidos até os pontos principais para a prática e depois ficaram livres para observar à vontade. Enquanto uns mergulhavam, outros se alimentavam, e essa parada acabou se transformando em um divertido e delicioso piquenique.

Vai chegando a hora de recolher as coisas, principalmente porque os mosquitos também estavam se banqueteando. Na volta, a correnteza ajuda apenas durante um certo trecho, mas em determinado momento o grupo é surpreendido pela maré subindo, o que atrapalhou a descida e deu um pouco de canseira em alguns dos remadores. Mas nada que um pouco de persistência não resolva!


Chegando à base de partida, as cargas são amarradas, todos se trocam e vão para um lanche final, onde impera a descontração. E como dizem alguns membros do grupo, muitas canoagens organizadas pela RA Canoagem são pretextos para a gente se encontrar e curtir o dia de diversas maneiras, não apenas remando, mas fazendo o que mais gostamos de fazer: “Reunir Amigos”!

Galeria de Fotos

Clique nas fotos abaixo para amplia-las.

Voltar