Página Inicial

Expedições

Exploração do Rio Itaguaré

Bertioga, SP - Rio Itaguaré

Há muito tempo o rio Itaguaré (Bertioga – SP) estava nos planos da RA Canoagem. Era claro para todos que cedo ou tarde a galera passaria por lá. Seu percurso já havia sido observado diversas vezes pelo Google Earth, e pelas observações era quase certo que os remadores encontrariam um rio com labirintos espalhados pelo mangue.

Dia 4 de março de 2012 foi o dia da exploração. A galera partiu cedo: por volta de 7 horas da manhã começou a reunião em Mogi das Cruzes – SP com o café da manhã. Em seguida, carros carregados com equipamentos e “pé na estrada”.

Por volta de 10h30, todos já entravam no rio. Partindo de um estacionamento entre a ponte da rodovia Rio-Santos e a foz do rio na praia, a galera começou a subida em direção ao mangue. Poucas remadas até alcançar a ponte. A partir daí, os remadores dirigiram-se à áreas em que só é possível o acesso com pequenas embarcações.

Gaivotas, colhereiros, garças, caranguejos, bromélias e orquídeas decoravam o cenário. A vegetação intocada e os muitos braços do rio poderiam facilmente deixar a galera perdida por lá. Por isso, além do uso do GPS, foi importante a observação atenta do caminho trilhado, para que na volta a trajetória percorrida fosse bem identificada.

Sem completar uma hora de remo, acontece o inevitável: todos para a água! Seria impossível remar debaixo daquele sol sem uma parada para refrescar. Após o banho, a galera segue adiante para outra parada: ainda a bordo dos caiaques, o grupo inicia um piquenique “flutuante”. Remo, lanches, banho e descontração… Tá chegando a hora da volta! Como a galera não poderia ficar o dia inteiro, devido aos compromissos dos integrantes, ficou faltando chegar à foz do rio, para o vislumbre do mar. Além disso, muitos braços do Itaguaré ficaram por ser percorridos, o que com certeza justificará muitos retornos a esse belo cenário!

Foram quase 4,5 quilômetros percorridos por Alexandre, Almir, Marcelo, Michel e um novo integrante: Caio, o filho do Marcelo, que em 2h15m aproximados remaram em um rio que ainda vai render muitas outras histórias! Aguardem e participem!

Galeria de Fotos

Clique nas fotos abaixo para amplia-las.

Voltar