Página Inicial

Expedições

Confraternização RA Canoagem 2012

Nazaré Paulista, SP – Represa Atibainha

Depois das 10 expedições realizadas em 2012, não poderíamos deixar de organizar uma confraternização entre os amigos. Pela facilidade de acesso, beleza e estrutura, o local escolhido foi a Represa Grande Marina, que oferece as condições necessárias para a realização do evento.

Desta vez, ao invés de almoçar nas próprias instalações da marina, foi decidido um churrasco. Cada um contribuiu com um pouco de comida e bebida, tornando a reunião muito mais interativa e descontraída. Vindos de diversos lugares, muitas pessoas compareceram ao local. Entre a equipe, remadores, familiares e amigos, perdeu-se a conta de quantas pessoas estavam ali. No comando da churrasqueira, com maestria: o Almir e o Marcelo. Com os dois assumindo esse posto, é necessário tomar cuidado para não cometer excessos, pois o pecado da gula acaba dominando. Boa comida, boa conversa e… como não poderia deixar de ser… caiaques na água! E pessoas direto na água também, pois um mergulho naquele calor era algo inevitável…

Remada livre! Cada um para um canto, ou melhor: cada grupo para um canto! Entre uma remada e outra, uma garfada na carne assada. O Almir, com seu equipamento de pesca inseparável, ainda conseguiu espaço para tentar um pescado. Após comer e remar, remar e comer, comer enquanto remar… Não importava a ordem naquele momento. Os que chegaram mais cedo se despedem, enquanto outros permanecem no evento. Entre os que ficaram um pouco mais, impossível não citar dois muito esperados: Lorenzo e Dona Sonia na água!

Vamos por partes. Para quem não o conhece, Lorenzo é o filho do Rodrigo, que, no momento da remada, contava um ano e seis meses de vida, tornando-se o mais jovem canoísta do grupo. É claro que ele estava no colo do pai, mas já segurava o remo com segurança, mostrando os primeiros sinais de quem pode se tornar no futuro. Ele demonstrava a tranquilidade de uma criança no berço, provando que atividades deste tipo podem ser realizadas também com as crianças, desde que sejam tomadas as providências e cuidados necessários, como o uso de um colete salva-vidas (é claro, apropriado ao seu tamanho). Nós fazemos questão de utilizar os equipamentos de segurança, mesmo entre os remadores mais experientes. Eram então três gerações na água: Lorenzo (a criança), Rodrigo (o pai) e Dulce (a avó).

Depois de alguns familiares e amigos na água, outro momento esperado por muito tempo… Após contemplar as crianças na água, conseguimos convencer a Dona Sonia a ingressar na canoa canadense. Com o apoio necessário, muita disposição (dela e daqueles que estavam ao redor), foi colocada uma cadeira no centro da canoa, para que ela sentasse confortavelmente e pudesse desfrutar melhor do passeio. Remada lenta, calma (pois era a primeira vez) e foi possível desfrutar de uma travessia tranquila até a outra margem daquele braço da represa. Mais uma vez, três gerações na água: Eduardinho (a criança), Eduardo Jr. (o pai) e Dona Sonia (a avó).

Naquela tarde de sol deliciosa, após os passeios de caiaque, outra coisa foi bem pedida: um bom mergulho nas águas da represa. No início, eram apenas dois amigos, mas quando se deram conta, as famílias estavam quase todas dentro da água…

O entardecer vai chegando, o sol se pondo, as pessoas que ainda restavam se aprontando para partir, os equipamentos sendo carregados e… que pena! Hora de ir embora! Mas isso não é um problema, pois todos sabem que esta é apenas mais uma das muitas reuniões que o grupo realizou e ainda realizará no futuro… Quem sabe qual será a próxima? Será que você fará parte dela? Quando quiser, entre em contato conosco, e será muito bem vindo…

Galeria de Fotos

Clique nas fotos abaixo para amplia-las.

Voltar