Página Inicial

Expedições

Explorando um novo destino

Juquitiba, SP – Represa do rio Juquiá

Em Juquitiba, encontramos um novo destino!

O amigo Almir, pescador e explorador incansável, muito tempo atrás, já nos falava do recanto Flauta Doce, um confortável refúgio que margeia a represa do rio Juquiá. A ideia de ir para lá ficou temporariamente “engavetada”, devido a tantos outros projetos a que nos propusemos realizar nos últimos dois anos… Mas a gaveta foi aberta novamente, e escolhemos o dia 31 de agosto de 2014 para remar nesse novo destino.

No mapeamento que sempre fazemos antes de visitar um novo local, identificamos um ponto que faríamos questão de visitar: uma cachoeira. O rio Juquiá despeja suas águas na represa formando uma cachoeira que se assemelha a um tobogã. Nas fotos visualizadas por meio da internet, parecia-nos um lugar muito belo, e não poderíamos deixar de registrá-lo.

Chegando lá, um bate-papo rápido com os anfitriões, muito receptivos e gentis, e vamos direto para a água! Afinal, um novo destino nos aguardava e não sabíamos ao certo o que encontraríamos pelo caminho.

Nas margens da represa, uma visão desoladora: os barrancos outrora submersos! A estiagem deste ano é ainda mais perceptível quando se está pessoalmente nas represas de São Paulo. Muito se fala sobre a seca no sistema de abastecimento Cantareira, mas essa triste situação assola outros reservatórios, como pudemos constatar vendo o nível da água muitos metros abaixo do que seria o normal na represa do rio Juquiá.

Na margem, o barranco muito íngreme torna a entrada não tão confortável quanto o que experimentamos em outros lugares.

Como não poderia deixar de ser, o Almir fincou uma varinha em seu caiaque e saiu “rebocando” uma isca artificial. Vai que algum peixe resolve morder? Não custa nada tentar… Pena que a pescaria não durou muito tempo, pois a isca enroscou em um dos muitos galhos que estavam à mostra devido ao baixo nível das águas. Melhor deixar a pesca de lado e concentrar na canoagem. Vamos ao novo destino: a cachoeira!

Poucos metros antes, uma curva e uma confortável praia de areia ofereciam condições ideais para um piquenique, mas pena que os dois não haviam trazido comida. O Almir bem que tentou pescar mais alguma coisa por ali enquanto o Alexandre fazia alguns registros, mas foi só uma tentativa mesmo. Muitos cliques na máquina fotográfica e muitos arremessos e é hora de voltar, pois no Recanto Flauta Doce um delicioso almoço caseiro aguardava os dois.

Na volta, um passeio em zigue-zague para apreciar um pouco o belo cenário, e os dois logo estão em terra, apreciando a deliciosa comida caseira do local. Um bate-papo descontraído, alguns registros fotográficos do local e está na hora de ir embora. Na volta, como sempre, pensando em convidar outros amigos para conhecer o local e passar momentos alegres curtindo a natureza com que somos abençoados… Ficou faltando um piquenique naquela prainha, admirando aquela cachoeira… Talvez você esteja conosco na próxima… Junte-se a nós! Venha remar com a RA Canoagem!

Galeria de Fotos

Clique nas fotos abaixo para amplia-las.

Voltar